Terapia da fala

Especialidade indicada para detetar, avaliar, diagnosticar e tratar as diferentes dificuldades que possam estar a travar ou a dificultar o desenvolvimento da comunicação humana. Incide sobre a prevenção e reabilitação de alterações da competência comunicativa, linguagem oral e escrita, articulação verbal, fluência, voz e mastigação/deglutição.

 

A Terapia da Fala intervem em indivíduos com perturbações nas áreas da fala (perturbação articulatória, perturbação fonológica, disartria, apraxia, gaguez), voz (disfonia) e da linguagem (na criança – perturbação da linguagem, perturbação específica da linguagem, dislexia, disortografia; no adulto – afasia), bem como perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo aprendizagem), oro-muscular, respiração e deglutição.

 

Sinais de Alerta

  • A criança presta pouca atenção ao que a rodeia? Parece não perceber o que as pessoas lhe estão a dizer? Ainda não fala ou diz apenas poucas palavras?
  • A criança tem uma voz rouca? Tem de se esforçar para falar? Queixa-se de dores de garganta?
  • A criança não diz os sons corretamente ou tem por hábito trocá-los? Utilizou chucha até muito tarde?
  • A criança tem mais de 4 anos e já evidencia sinais claros de gaguez? Quando fala, bloqueia ou repete muitas vezes as mesmas palavras/sílabas?
  • A criança mastiga os alimentos de boca aberta? Tem dificuldade em mastigar ou não consegue mastigar? É frequente a criança babar ou engasgar-se com alimentos sólidos? E líquidos?
  • A criança não gosta de ler? Demora muito tempo a fazê-lo? Não compreende o que lê? Comete muitos erros quando escreve?